28 NOV 2019
Festival Curta o Monteiro

Na noite da última quinta-feira, 21, a Monteiro Lobato e sua comunidade escolar festejaram a 13ª edição do Festival Curta o Monteiro. O projeto, criado em 2007, é uma atividade dos formandos da terceira série do Ensino Médio, dentro das disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa. Os alunos, astros e estrelas da noite, produziram adaptações audiovisuais de enredos literários trabalhados em sala, ou outros sob orientação dos professores, dentro de uma temática específica.

Este ano, o eixo norteador foi O Moderno na Literatura e no Cinema e de modernismo a Escola Monteiro Lobato entende bem: vanguardista nas ideias, eficaz no conteúdo, inovadora na forma. Participaram, como jurados dos curtas-metragens criados pelos alunos, a repórter e redatora do Correio do Povo, Samantha Klein, o doutorando e mestre em Escrita Criativa (PUC-RS), André Roca, e o cineasta Thiago Köche. Ao todo foram oito categorias premiadas:

Melhor mixagem de som – vencedora: Isabela Gimenes, pelo curta A Salvação

Melhor edição – vencedor: Charles Santos, pelo curta O Mulato

Melhor coadjuvante – vencedora: Giulia Santos, pelo curta A Salvação

Melhor protagonista – vencedor: Antonio Neo, pelo curta Enquanto Hamlet

Melhor roteiro – vencedor: Antonio Neo, pelo curta Enquanto Hamlet

Melhor direção – vencedor: Antonio Neo, pelo curta Enquanto Hamlet

Melhor curta-metragem (voto dos jurados) – vencedor: Enquanto Hamlet

Melhor curta-metragem (voto popular) – vencedor: Enquanto Hamlet

A equipe organizadora do evento parabeniza aos alunos pelo engajamento e dedicação, especialmente cumprimentando aos vencedores de cada categoria. Agradece, igualmente, a presença dos responsáveis e amigos convidados pelos alunos pela disposição e parceria e ao auxílio fundamental dos alunos do Projeto LiterariaMENTE, pela decoração impecável.