Pós-Graduação em Alta Política

(Uma necessidade do nosso tempo)

O ser e o fazer política são essenciais a partir do instante em que o homem decide viver em sociedade. A política é uma circunstância intrínseca do viver comunitário seja num pequeno grupo, seja numa Nação de milhões. A boa política é a condição para o equilíbrio e a coesão do todo e para o avanço e desenvolvimento de todos.

Uma política verdadeira e íntegra precisa responder a, pelo menos, estes três desafios:

a) Ser solução de problemas;

b) Dar a síntese (administrar para o todo);

c) Prospectar o futuro (visão de longo prazo). 

            Dado o tamanho do desafio é preciso uma capacitação à altura, e a isso se propõe a Pós-Graduação em Alta Política.

            Um bom e grande político para ser um gestor público eficiente deve ter uma formação humanística ampla. Deve conhecer do direito à história, da arte à administração, do nacional ao internacional, da comunicação à filosofia. Precisa ter uma formação que o possibilite compreender todos os aspectos do Humano; suas culturas, suas crenças, suas regras, sua arte, sua história, seus medos, seus modos. Ele precisa de uma formação erudita e prática. Assim, ao final, poder sempre ser a síntese melhor ao homem; ao humano, na cidade, no estado ou no país.

 

Objetivo Geral

Formar líderes políticos, operadores sociais e assessorias com uma visão ampla e diferenciada da política nacional e internacional. Formar políticos e gestores com capacidade de análise e decisão, usando todos os instrumentos, da razão à intuição; que tenham um olhar para o público, para o privado e para o social. Preparar os operadores para o desafio dos episódios eleitorais bem como fundamentar as bases da boa gestão pública.

 

Público alvo

Indicado para políticos, líderes setoriais, empreendedores, estudantes e profissionais da comunicação e marketing político, assessores políticos, gestores públicos, membros dos diversos conselhos municipais e estaduais, dirigentes partidários, terceiro setor, e profissionais que atuem ou pretendam atuar em gestão e administração pública das mais diversas áreas.

 

Estrutura do Curso

Psicologia do Líder Político

Fundamentos do Direito Constitucional Brasileiro

Prática Política I – (Fundamentos Filosóficos e Éticos da Política)

Planejamento Estratégico de Marketing Político

Comunicação e Imprensa

História e Cultura Humanista

Psicologia Social e do Voto

Noções do Direito Eleitoral Brasileiro

Prática Política II - (A Política Contemporânea e o Terceiro Setor)

Marketing Eleitoral

Princípios da Gestão Pública

Prática Política III – (Planejamento Estratégico da Campanha Eleitoral)

Metodologia Científica Prática - TCC

 

Conheça alguns professores  (todos tem experiência prática de muitos anos na área política e pública).

Vicente Joaquim Bogo – Deputado Federal Constituinte, foi vice-governador do RS; Secretário-Executivo do CODESUL; Especialista em Filosofia Política, Educação e Sociologia; docente universitário.

Elaine Macedo – Juíza Eleitoral; Doutora em Direito; Presidente do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral – IGADE e docente universitária.

Laura Gluer - Jornalista e Doutora em Comunicação; Assessora de Comunicação e Consultora em Crises de Imagem. Docente universitária e diretora da Associação Riograndense de Imprensa. 

Ana Paula Fett Dixon - Jornalista e empresária; Mestre em Comunicação Social; Especialista em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Madrid; docente universitária.

Maurício Fernandes - Graduado em Direito, Especialista em Direito Ambiental, Mestre em Direito; Advogado, consultor e professor universitário; Fundador e Diretor da UBAA - União Brasileira da Advocacia Ambiental; Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. 

Ângelo Accorsi – Psicólogo e empresário; Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-RU; Mestre em Psicologia Social; Doutorando em Psicologia Clínica; pesquisador e docente em cursos de graduação e pós-graduação.

Vera Lúcia Rodegheri – Psicóloga e psicoterapeuta; Especialista em Psicologia pela Un. Estatal de São Petersburgo-RU e Mestre em Psicologia Social; docente universitária.

Julio Cezar de Almeida Pujol – Consultor Político e empresário; Professor de História; Especialista em História do Brasil com MBA Identidade Empresarial. Coordenador Pedagógico da Pós-Graduação em Alta Política.

Miriam Müller - Relações Públicas com Especialização em Psicopedagogia Institucional (RJ), Consultora em Responsabilidade Social Empresarial (AES Sul, Embratec, Vale, Ecoplan, entre outras), Consultora de Projetos da ONG Parceiros Voluntários.

Celso Bernardi: Advogado e professor. Foi Secretário Municipal, Secretário de Estado, Deputado Estadual e Deputado Federal. Concorreu ao governo do RS. É presidente do PP-RS. Professor convidado.

Zeca Honorato: Publicitário, professor, consultor e palestrante. Atua há 25 anos na área de marketing. Trabalhou em mais de 90 campanhas eleitorais como marqueteiro.  Foi presidente da Associação Riograndense de Propaganda.

Carlos Siegle: Sociólogo e pós-graduado em Gestão Pública (UFRGS).  Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Relações Institucionais de Porto Alegre. Corrdena o Orçamento Participativo. Atua há mais de vinte anos em campanhas eleitorais.

Margarete Ludwig: Jornalista.Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela UNICRUZ, Mestre em Docência Universitária pela UTN/AR,  Especialista em Gestão Estratégica Empresarial, aluna especial do programa de Doutorado da UNB. Foi assessora de comunicação na Câmara dos Deputados, Redações Institucionais da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Coordenadora da Pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Marketing com ênfase em mídias sociais da UNICRUZ. Editora da Revista Gente.

 

 Vagas Limitadas

Para inscrever-se no Curso de Pós-Graduação em Alta Política envie um e-mail para altapolitica@monteirolobato.com.br e solicite o Formulário Padrão de Inscrição.

Seleção:

Os inscritos deverão preencher e enviar o Formulário Padrão de Inscrição para a coordenação da Pós-Graduação em Alta Política através do e-mail altapolitica@monteirolobato.com.br.

 

A coordenação do curso analisará o Formulário Padrão de Inscrição e responderá ao candidato em até 48 horas informando o aceite para a participação na turma.

~ Turma Região Noroeste do RS - 

~ Sede: Município de Panambi

~ Início das Aulas: 27 de setembro de 2019

~ Recesso de 15 de agosto a 10 de outubro de 2020 (Período Eleitoral)

~ Duração: 16 meses

~ Inscrições: 06 de agosto de 2019

~ Investimento: 24 X 394,63

                          16 X 542,61

(Desconto de 10% para Convênios)

* Formação da turma condicionada a um mínimo de 20 alunos.

 

Coordenador: Julio Cezar de Almeida Pujol (51 99984.3985)

Coordenação local: Prof. Margarete Ludwig (55 99980-4158)