Vamos falar sobre leitura?

Viagem e leitura são dois assuntos absolutamente fascinantes que Clarice Pacheco usa para metaforicamente nos apresentar a importância da leitura. E falando sobre como livros nos fazer viver outras vidas e aventuras, e como a leitura é um prazer, a Giulia, do 1º ano comenta o poema desta autora.

Viajar pela leitura
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Clarice Pacheco

 

Eu escolhi esse poema exatamente pelo motivo dele falar sobre a sensação e o gosto de ler, como é ter o prazer de ler, e que ler não é uma obrigação.

Ler é um dos maiores prazeres que a pessoa pode ter, pois ler ajuda a pessoa a desenvolver a fala melhor, ajuda a pessoa a construir textos, poemas, histórias e frases bem mais complexas do que uma pessoa que não lê.

Esse poema ele está pedindo para as pessoas lerem, sem compromisso como se ler fizesse parte da sua rotina, a leitura é uma das coisas mais importantes da vida, se cada pessoa resolvesse não ler, o mundo iria estar perdido, o mundo já está ficando perdido pelo fato das pessoas terem o prazer de ler pelo celular e computador, a leitura exige o máximo de atenção possível, para a pessoa poder interpretar melhor o livro e entender melhor.

Hoje em dia a sociedade só quer saber de celular, vídeo game, X-box, computador, tipo tudo bem a pessoa pode até gostar da tecnologia, mas pelo menos as pessoas podiam ler uma vez por semana ou até uma pagina de um livro, mas que pelo menos lesse, a pior coisa é que tem pessoas que não dão valor aos poetas, filósofos ou até historiadores, pelo fato delas pensarem que eles são clichês, chatos, bregas ou até que eles não sabem nada da vida, o pior é que o que estraga os livros é o jeito que as pessoas pensam ou agem depois que terminam de ler, muitas pessoas lê, mas não com o gosto de ler, se a pessoa não gosta de ler, então não leia.

Vamos falar sobre a vida?

Com a palavra Lucas Lopes, do 1º ano, comentando o poema de Fernando Pessoa.

 

FELICIDADE
Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

 

Gostei do poema por que ele fala sobre a nossa vida, a realidade para todos:

Nesta vida nós viemos com alguma missão, ou seja, temos algo muito importante para realizar e cumprir. Mas muitas vezes nós acabamos levando a vida para outros caminhos, outros objetivos que na verdade não era o que havíamos planejados como, por exemplo, em muitas situações que passamos nesta vida nós somos provados e nem sempre conseguimos convencer que somos capazes. A vida tem várias fases e etapas seja elas boas ou ruins nós temos que viver intensamente cada uma sabendo sempre que quando não estivermos satisfeitos com o que estivermos vivendo no momento temos que reagir seja para nos satisfazer ou satisfazer o próximo, porque se não nunca iremos conseguir alcançar a felicidade. Se você errar, não desista tente novamente, você tem que ter confiança,

Eu gostei desse poema por que realmente é possível entender tudo que ele quer dizer.

 

Vamos falar sobre poemas?

Pedimos para os nossos alunos do 1º ano do ensino médio falarem sobre os poemas que mais gostaram e nos explicar um pouco os motivos disso. Com a palavra Pâmela Feula Martins:

 

Poema de Inverno
Nos dias de inverno
aconchega-te do teu amor,
divirta-se com as crianças,

acenda uma fogueira e
reúna-te com teus amigos.
O calor do amor é tão vital quanto
o calor do sol!

Augusto Branco

 

O porquê eu escolhi este poema:

Meu interesse pelo poema de Augusto Branco despertou a partir do trabalho de literatura pois nesse trabalho teria que pesquisar poemas sobre um tema escolhido e quando o li me chamou a atenção ele me levou a refletir diversas vezes sobre acontecimentos da minha vida.

Este poema em um sentindo mais alegre, sentimental e figurado fala muito sobre união e felicidade.

O poema de Augusto Branco é simples, pequeno mas nos trás uma grande lição de moral pois se refletirmos após a leitura sobre nossas atitudes e a sociedade onde vivemos podemos ver que ele nos mostra o afeto e o amor ao próximo.

Ao ler esse poema pude ter a imensa alegria de lembrar muitos momentos em que vivi em minha infância, momentos de união com minha família e muito afeto. Também o escolhi pois uma das melhores coisas que a literatura pode nos proporcionar é o sentimento, é o que sentimos ao ler algo.

Esse tipo de poema prende o leitor, o que aconteceu no meu caso ao ler. Repeti muitas vezes e me emocionei muito, com esse poema consegui identificar a literatura através do que foi estudado.

Pelo menos uma vez ao dia deveríamos dedicar a leitura até mesmo de poemas, pois podemos refletir muito sobre o que queremos, sobre nossas atitudes do passado e também do futuro.    Esse poema já ficou marcado em minha vida.

Esses são os motivos do poema ‘’nos dias de inverno’’ ter sido escolhido como o melhor.

 

Sabe o que é Scaning e Skimming?

Que tal começar oficialmente as publicações do Vlogo do Monteiro falando sobre técnicas de leitura? Orientados pelo professor Gustavo (de inglês), os alunos Anayá Camboim, Andrew Schimidt, Leonardo Rodrigues, Nathália Carvalho, Nicole Soares, Rafaela Capitão e Thiago Guardiola, nos explicam o que são estas técnicas.

 

Scanning: o que é e qual a sua função?

Scanning é uma forma de leitura prática e objetiva, que praticamos quando precisamos encontrar uma informação específica em um texto que aborda diversos assuntos. Este estilo de leitura é praticado, normalmente, por meio de palavras chave. Esta prática é tão rotineira que a utilizamos toda vez que navegamos no Google, por exemplo. Quando queremos pesquisar algo, não escrevemos a indagação completa, apenas palavras chave referente ao assunto desejado. Há outros exemplos de situações que utilizamos a técnica scanning, tais como: na procura de uma palavra no dicionário ou de um capítulo específico em um sumário.

 

Skimming: definição e utilidades.

Skimming é uma técnica de leitura um tanto mais complexa que o scanning, mas prática, eficiente e objetiva da mesma maneira. A diferença entre os dois é que no skimming não procuramos apenas palavras ou tópicos específicos, mas sim, informações importantes presentes em um texto amplo. Este estilo de leitura é muito praticado por estudantes, quando é preciso ler um livro, uma apostila ou um texto com diversos conteúdos para responder um questionário, por exemplo. Você, ao invés de ler o texto completo, lê a questão e posteriormente se dirige a leitura já procurando aquilo que você deseja saber. O mesmo fazemos quando estamos estudando determinado conteúdo para fazer uma prova: grafamos com o marca texto as partes
principais, sem nos preocuparmos com os detalhes. Nestes e outros casos, utilizamos a técnica skimming

Apresentação

Olá, este é o VLogo, o Blog do Monteiro Lobato. Os textos e vídeos que você verá aqui são trabalhos de nossos alunos do primeiro e do segundo ano.