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Administração

O Curso

Duração: 4 anos

Turnos: manhã e noite

O curso de Administração da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar a utilização de metodologias ativas onde o aluno é protagonista de seu aprendizado.

Abaixo um pequeno quadro onde se observam as diferenças entra a metodologia tradicional e a aplica na Faculdade Monteiro Lobato

 

 

Faculdade Monteiro Lobato

 

Outras IES

 

Metodologia

Metodologia Ativa. Autonomia do aluno

Metodologia Tradicional Professor ensina, aluno aprende.

Aula

Trabalhos em grupo. Para discutir o que foi estudado.

Aula expositiva com Power Point.

Sala de aula

Mesas para trabalho em grupo.

Um aluno sentado atrás do outro, sem interação.

Tempo de curso

Definido na matrícula.

Depende do número de disciplinas cursadas.

Disciplinas

Semestres temáticos. Durante um semestre sempre o mesmo tema.

Sem conexão uma com as outras. Vários assuntos diferentes durante um semestre

Faculdade

Treinamento para a vida real. Casos práticos, de empresas reias.

Mundo acadêmico, sem relação com a realidade vivida pelo aluno.

Alunos por sala

30 alunos

Até 100 alunos

Tratamento

Personalizado. Sabemos que cada aluno é diferente. Professores preocupados com os alunos.

Padronização. Todos os alunos são iguais, tratados da mesma forma, como um número.

Relação com o mercado

As empresas virão atrás dos nossos alunos, pois eles saberão resolver problemas reias.

O aluno vai procurar emprego depois que se forma

 

 

 

O que faz e onde atua o Administrador?

O administrador pode atuar nas mais diversas áreas, como por exemplo, no Planejamento Estratégico das organizações, na estruturação e organização de todas as suas atividades, na alocação e coordenação dos recursos financeiros, materiais, humanos e tecnológicos que serão necessários para atingirem os seus objetivos. Dirigir as Unidades de negócios, nos seus diversos níveis hierárquicos. Controlar os resultados alcançados, atuando com ações corretivas e novas estratégias em tempo hábil, visando a sustentabilidade das operações das organizações que participa.

O Administrador, formado e devidamente registrado do Conselho de Administração, poderá empregar os seus conhecimentos em empresas privadas, na administração pública, ou ainda pode atuar como empreendedor, abrindo e dirigindo o seu próprio negócio.

Os conhecimentos adquiridos na graduação habilitarão o egresso para atuar em qualquer um dos segmentos especializados, segundo os suas aptidões,ou ainda, com a continuidade de seus estudos, buscar - em nível de Pós-graduação - especializações que o diferencie para a:

  • Gestão Geral
  • Gestão de Riscos e Compliance
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Orçamentária
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Controladoria
  • Gestão de Métodos e Processos
  • Gestão de Materiais
  • Gestão Financeira
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão da Produção
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Comércio Internacional, dentre outras.

O egresso estará também habilitado também para atuar como: docente em cursos Técnicos e Superiores em sua área de conhecimento, como consultor, perito técnico em lides judiciais, e extra-judiciais.

O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais da área de Administração é bastante amplo. Isto se deve ao fato de um administrador poder trabalhar em empresas de diversos portes e em diferentes setores da economia.

Salário

Uma pesquisa sobre o perfil nacional do administrador, realizada pelo Conselho  Federal de Administração (CFA), constatou que a renda média do profissional de Administração é de aproximadamente R$ 7.643,00.

 

Atos legais de criação e reconhecimento do curso

Reconhecido pela Portaria MEC 704 | Renovação de Reconhecimento DOU 269 de 03/04/2017



Direito

Uma miríade de cargos públicos podem ser ocupados exclusivamente por bacharéis de direito, que são atraídos principalmente pela alta remuneração inicial e pela estabilidade.

Juiz

Os magistrados processam e julgam as ações judiciais resultantes do conflito entre pessoas jurídicas e/ou físicas, entre entes públicos e entre particulares e entes públicos. Para ocupar o cargo, o candidato deve ser aprovado em concurso de provas e títulos e comprovar ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Há concursos para magistratura estadual, federal, trabalhista e militar.

Salário inicial: R$ 24.818,71 (TJSP) e R$ 27.500,17 (Tribunais Regionais Federais e Justiça Militar)

Promotor de Justiça

O Ministério Público (MP) é responsável pela defesa da ordem jurídica, dos interesses da sociedade e do regime democrático. O integrante do MP também fiscaliza a aplicação das leis e defende o patrimônio público. A atuação do promotor se dá tanto na área criminal quanto na área cível em âmbito estadual. Para ocupar o cargo, o candidato deve ser aprovado em concurso de provas e títulos e comprovar ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

Salário inicial: R$ 24.818 (MP-SP)

Procurador da República

Os membros do Ministério Público Federal (MPF) também são responsáveis pela defesa da ordem jurídica, dos interesses da sociedade e do regime democrático. Os procuradores da república atuam nas áreas constitucional, cível, criminal e eleitoral — primordialmente em âmbito federal. Para ocupar o cargo, o candidato deve ser aprovado em concurso de provas e títulos e comprovar ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

Salário inicial: R$ 28.947,55

Procurador de Contas

É o representante do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas. O profissional fiscaliza o cumprimento da Constituição e das leis ordinárias, principalmente quanto à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e dos municípios.

Salário inicial: R$ 30.471 (TCE-SP)

Procurador do Estado

É o advogado do Estado, que atua prestando tanto advocacia consultiva quanto representando o ente público nos tribunais. Também é responsável por escrever e analisar contratos e editais de licitação.

Salário inicial: R$ 22.178,35

Procurador do Município

É o advogado do município. Desempenha as mesmas funções do procurador do Estado, mas em relação ao município. Em geral, pode atuar na advocacia privada também mesmo sendo concursado.

R$ 28.076 (Na cidade de São Paulo)

Defensor Público

O defensor público presta assistência jurídica gratuita a quem não tem condições de pagar por uma defesa particular. Em geral, são atendidas pessoas com menos de três salários mínimos. Além disso, é dever do defensor público promover os direitos humanos e defender os direitos coletivos dos necessitados.

Salário inicial: R$ 18.431,20 (São Paulo)

Delegado de polícia

É o responsável por presidir o inquérito policial, coordenar agentes e comandar toda a parte jurídica da investigação criminal.Os delegados de polícia civil atuam em âmbito estadual enquanto os delegados da Polícia Federal coordenam investigações de natureza federal.

Salário inicial: R$ 10.079 (Polícia Civil em São Paulo) ou R$ 16.830,85 (Polícia Federal)

Procurador no Banco Central

É responsável pela representação judicial e extrajudicial do Banco Central do Brasil. Além disso, também presta consultoria e assessoria jurídica para a autarquia.

Salário inicial: R$ 17.330

Procurador Federal

Representa judicialmente e extrajudicialmente as autarquias e fundações públicas federais, como por exemplo o Instituto Nacional do Seguro Social, o IBAMA, as Agências Reguladoras e as Universidades Federais. Também presta consultoria e assessoria jurídica a estes entes públicos.

Salário inicial: R$ 17.330

Procurador da Fazenda Nacional

Faz a representação judicial e extrajudicial da União em matéria tributária, de cobrança e execução de dívida ativa da União. Também exerce as funções de consultoria e assessoria jurídicas junto ao Ministério da Fazenda.

Salário inicial: R$ 17.330

Advogado da União

É responsável pela representação judicial e extrajudicial da União (todos os Poderes) nas matérias jurídicas não abrangidas pela atuação do Procurador da Fazenda Nacional, além de exercer as funções de consultoria e assessoria jurídicas junto aos Órgãos do Poder Executivo da União.

Salário inicial: R$ 17.330

Tabelião de notas

A função é aconselhar as partes de maneira imparcial e confeccionar documentos públicos com o intuito de prevenir litígios e garantir a segurança jurídica e o respeito à legislação. Os principais atos praticados pelo notário são as escrituras públicas, os testamentos, as atas notariais, as procurações, as autenticações e o reconhecimento de firma.

Salário: Calculado com base nos lucros obtidos pelo cartório. Em 2015, um cartório de Brasília, por exemplo, faturou R$ 26 milhões ao longo do ano.

Iniciativa privada e carreiras não exclusivas
Fora dos grandes escritórios de advocacia, há inúmeras oportunidades para bacharéis de direito ou advogados. Algumas não são exclusivas para profissionais formados na área, mas os conhecimentos jurídicos adquiridos ao longo da faculdade costumam ajudar os operadores do direito a serem bem sucedidos.

Árbitro

É geralmente escolhido pelas partes que, em comum acordo, buscam a solução do conflito. O profissional, ao final das audiências, é responsável por emitir uma sentença, para a qual não cabe recurso.

Salário inicial: Varia de acordo com as arbitragens. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em litígios abaixo de R$ 8 milhões, o valor é de R$ 500 por hora trabalhada. Acima disso, a renda é variável.

Pesquisador

É um profissional que atua, geralmente paralelamente a outra atividade, pesquisando temas sobre as principais áreas do Direito. É necessário que o profissional tenha doutorado ou, no mínimo, mestrado, podendo trabalhar em faculdades ou até em grandes escritórios de advocacia. O trabalho geralmente é dividido entre pesquisas de longo prazo, com duração de até três anos, ou de curto prazo, que costumam tomar um ou dois meses.

Salário inicial: R$ 8.000

Consultor legislativo

O profissional pode trabalhar no Senado, na Câmara dos Deputados, em Assembleias Legislativas ou na Câmara de Vereadores, auxiliando os políticos na criação de projetos de lei ou de emendas constitucionais, com um olhar técnico do direito.

Salário inicial:  R$ 29.099,23 no Senado e R$ 28.570,79 na Câmara dos Deputados

Conciliador

Busca ajudar as partes a chegar a uma solução por meio de acordos, em uma tentativa de desafogar o Poder Judiciário.

Salário inicial: Em São Paulo, é de R$ 47 para cada duas horas trabalhadas.

Mediador

Ajuda as partes que já se conhecem a restabelecer um canal de comunicação. O acordo não é uma consequência necessária da mediação. Para atuar, é necessário que o profissional faça um curso de capacitação de mediadores oferecido pelos tribunais ou câmaras de mediação.

Salário inicial: Em São Paulo, é de R$ 47 cada duas horas trabalhadas

Diplomata

Deve defender, representar e negociar questões de interesse do país junto à comunidade internacional

Salário inicial: R$ 15.005,26

Advogado corporativo

O profissional presta assessoria jurídica às empresas. Elabora contratos sociais de acordo com as necessidades da empresa, e também acompanha os processos cíveis, trabalhistas e tributários.

Salário inicial: em torno de R$ 5.000

Advogado do terceiro setor

É recomendável que o profissional entenda ou queira aprender sobre administração, política, gestão, estatística e, sobretudo, estar disposto a atuar fora da caixa. No âmbito jurídico, um advogado no terceiro setor pode atuar em advocacy (lobby) e processo legislativo ou cuidar da gestão de parcerias e contratos externos. Entre as atividades extra-jurídicas destacam-se: realização de pesquisas e representação institucional. No dia-a-dia, o profissional pode ter de exercer desde as tarefas mais simples e burocráticas até a redação de uma ata ou outro documento formal.

Salário inicial: R$ 4.000

Consultor estratégico de startups

O profissional acompanha atividades de uma empresa em início de funcionamento e presta assessoria relacionada a assuntos fiscais, trabalhistas, societário, regulatório, etc. É responsável também pelo desenvolvimento de equipes estratégicas para determinada área de atuação, monitorar metas e participar da produção de novos projetos.

Salário inicial: R$ 5.700

·        Fonte https://www.jota.info/carreira/formado-em-direito-veja-23-carreiras-possiveis-para-voce-03102016

Guilherme Pimenta – São Paulo
Kalleo Coura – São Paulo



Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O Curso

Duração: 2,5 anos

Turnos: noite

O curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar à utilização de metodologia intensiva de ensino.

As disciplinas são oferecidas de forma intensiva, durante um mês. Desta forma o conteúdo, que está organizado em cinco grandes áreas, pode ser assimilado melhor pelo aluno.

O que faz e onde atua o Analista e Desenvolvedor de Sistemas?

O analista de sistemas é o profissional da área de Tecnologia da Informação (TI) que a partir de uma necessidade ou problema realiza soluções vantajosas para a empresa ou usuário. Esse profissional realiza seus trabalhos através do uso de sistemas e recursos computacionais de hardware (parte física do computador) e software (parte lógica do computador). As principais atividades do analista de sistemas são:

  • Desenvolver programas que melhorem o aproveitamento da máquina.
  • Projetar e desenvolver aplicativos para microcomputadores e computadores de grande porte.
  • Propor planos e sistemas de informatização na empresa.
  • Analisar custos, viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de processos de automação.
  • Elaborar programas genéricos como processadores de texto, planilhas eletrônicas e programas de multimídia e controlar o fluxo de informações na empresa através da criação de aplicativos que facilitem este processo.

 

Atos legais de criação e reconhecimento do curso

Reconhecido pela Portaria MEC 427 | DOU 31/07/2014



Ciências Contábeis

O Curso

Duração: 4 anos

Turno: noite

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar à utilização de metodologias ativas onde o aluno é protagonista de seu aprendizado.

Abaixo um pequeno quadro onde se observam as diferenças entra a metodologia tradicional e a aplica na Faculdade Monteiro Lobato

 

 

Faculdade Monteiro Lobato

 

Outras IES

 

Metodologia

Metodologia Ativa. Autonomia do aluno

Metodologia Tradicional Professor ensina, aluno aprende.

Aula

Trabalhos em grupo. Para discutir o que foi estudado.

Aula expositiva com Power Point.

Sala de aula

Mesas para trabalho em grupo.

Um aluno sentado atrás do outro, sem interação.

Tempo de curso

Definido na matrícula.

Depende do número de disciplinas cursadas.

Disciplinas

Semestres temáticos. Durante um semestre sempre o mesmo tema.

Sem conexão uma com as outras. Vários assuntos diferentes durante um semestre

Faculdade

Treinamento para a vida real. Casos práticos, de empresas reias.

Mundo acadêmico, sem relação com a realidade vivida pelo aluno.

Alunos por sala

30 alunos

Até 100 alunos

Tratamento

Personalizado. Sabemos que cada aluno é diferente. Professores preocupados com os alunos.

Padronização. Todos os alunos são iguais, tratados da mesma forma, como um número.

Relação com o mercado

As empresas virão atrás dos nossos alunos, pois eles saberão resolver problemas reias.

O aluno vai procurar emprego depois que se forma

 

 

 

O que faz e onde atua o Contador?

O contador desenvolve as suas atividades em todas as instancias compreendidas na Contabilidade. Área esta de fundamental importância nas Organizações, tanto nas da iniciativa privada como na administração pública. Por força da legislação brasileira e internacional, todas as organizações legalmente constituídas devem, obrigatoriamente, efetuar os registros de todas as suas operações: de constituição, patrimoniais, econômicas, financeiras, fiscais, ou quaisquer outras que gerem mudanças ou variações, e sejam previstas em legislação própria, ou seja, do interesse dos sócios, acionistas ou consorciados, bem como as de encerramento das atividades através de um contador.

Uma vez formado, o Bacharel em Contabilidade, deverá realizar uma prova de suficiência - coordenada pelo Conselho Federal de Contabilidade e, aprovado, inscrever-se no Conselho de Contabilidade de sua região de atuação.

Ao receber sua identificação profissional, estará habilitado, como contador e poderá exercer as suas atividades nas áreas de:

  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade Fiscal
  • Auditoria Contábil
  • Auditoria Fiscal
  • Controladoria

Estará habilitado também para empreender, abrindo escritório de contabilidade, onde poderá realizar a escrituração contábil/fiscal, de várias empresas. Atuar como: docente em cursos Técnicos e Superiores em sua área de conhecimento, como consultor, perito técnico em lides judiciais e extrajudiciais.

O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais da área de Contabilidade está bastante aquecido. A contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação do país. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados..

Salário

O levantamento do site de empregos Catho apresenta a média salarial nacional de uma série de cargos ocupados por contadores. Segundo a pesquisa, o salário médio de um contador no Brasil, varia de R$950,00 para um estagiário até R$9.046  para um Gerente de Contabilidade

 

Atos legais de criação e reconhecimento do curso

Reconhecido pela Portaria MEC 704 | DOU 19/12/2013

 



Gestão de Recursos Humanos

Duração: 2 anos

Turnos: manhã e noite

O curso Tecnólogo em Recursos Humanos da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar a utilização de metodologias ativas onde o aluno é protagonista de seu aprendizado.

Abaixo um pequeno quadro onde se observam as diferenças entra a metodologia tradicional e a aplica na Faculdade Monteiro Lobato

 

 

Faculdade Monteiro Lobato

 

Outras IES

 

Metodologia

Metodologia Ativa. Autonomia do aluno

Metodologia Tradicional Professor ensina, aluno aprende.

Aula

Trabalhos em grupo. Para discutir o que foi estudado.

Aula expositiva com Power Point.

Sala de aula

Mesas para trabalho em grupo.

Um aluno sentado atrás do outro, sem interação.

Tempo de curso

Definido na matrícula.

Depende do número de disciplinas cursadas.

Disciplinas

Semestres temáticos. Durante um semestre sempre o mesmo tema.

Sem conexão uma com as outras. Vários assuntos diferentes durante um semestre

Faculdade

Treinamento para a vida real. Casos práticos, de empresas reias.

Mundo acadêmico, sem relação com a realidade vivida pelo aluno.

Alunos por sala

30 alunos

Até 100 alunos

Tratamento

Personalizado. Sabemos que cada aluno é diferente. Professores preocupados com os alunos.

Padronização. Todos os alunos são iguais, tratados da mesma forma, como um número.

Relação com o mercado

As empresas virão atrás dos nossos alunos, pois eles saberão resolver problemas reias.

O aluno vai procurar emprego depois que se forma

 

 O que faz e onde autua o profissional de Recursos Humanos

 

Cabe ao profissional de Recursos Humanos planejar ações voltadas ao desenvolvimento dos funcionários, desenvolver técnicas de gerenciamento de pessoal, fazer recrutamento e seleção, avaliar o desempenho corporativo, acompanhar o desenvolvimento de carreiras, elaborar políticas de recompensas, pensar em práticas motivacionais, definir políticas de qualidade de vida no ambiente empresarial e muito mais.

 

O local de trabalho mais comum do tecnólogo em Recursos Humanos é nas organizações de médio e grande porte – justamente aquelas que têm um número considerável de funcionários. Empresas privadas, indústrias, organizações não governamentais… todas precisam de profissionais que zelem pelo seu pessoal, principalmente porque reter bons funcionários é essencial para a sobrevivência no mercado.

 

A área de atuação do tecnólogo em RH é bem mais ampla, na verdade. Ele pode ir além de apenas empresas e embarcar em outras frentes, como, por exemplo:

  • Escritórios especializados em recrutamento e seleção
  • Prestação de serviços de consultoria e assessoria em RH
  • Órgãos públicos
  • Centros de pesquisa
  • Instituições de ensino

 O mercado de trabalho

A área tem crescido a passos largos no Brasil. Esse curso é focado no aspecto prático da profissão – e por esse motivo os tecnólogos em RH encontram trabalho com facilidade em empresas, indústrias e organizações do terceiro setor. É uma ótima pedida para quem quer ou precisa encontrar um emprego de nível superior em menos tempo.

Salário

Com bastante experiência, o profissional pode obter salários bem interessantes e encontrar empregos em grandes e renomadas empresas. O universo de atuação do profissional de Recursos Humanos é bastante amplo e os salários variam muito de acordo com o cargo ocupado. A carreira oferece salários que, de acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, podem ir de R$ 1 mil a R$ 28 mil.

 

Atos Legais de criação e reconhecimento do curso

Autorizado pela Portaria MEC 539 | DOU 23/10/2013

 



Logística

O Curso

Duração: 2 anos

Turnos: manhã e noite

O curso Tecnólogo de Logística da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar a utilização de metodologias ativas onde o aluno é protagonista de seu aprendizado.

Abaixo um pequeno quadro onde se observam as diferenças entra a metodologia tradicional e a aplica na Faculdade Monteiro Lobato

 

 

Faculdade Monteiro Lobato

 

Outras IES

 

Metodologia

Metodologia Ativa. Autonomia do aluno

Metodologia Tradicional Professor ensina, aluno aprende.

Aula

Trabalhos em grupo. Para discutir o que foi estudado.

Aula expositiva com Power Point.

Sala de aula

Mesas para trabalho em grupo.

Um aluno sentado atrás do outro, sem interação.

Tempo de curso

Definido na matrícula.

Depende do número de disciplinas cursadas.

Disciplinas

Semestres temáticos. Durante um semestre sempre o mesmo tema.

Sem conexão uma com as outras. Vários assuntos diferentes durante um semestre

Faculdade

Treinamento para a vida real. Casos práticos, de empresas reias.

Mundo acadêmico, sem relação com a realidade vivida pelo aluno.

Alunos por sala

30 alunos

Até 100 alunos

Tratamento

Personalizado. Sabemos que cada aluno é diferente. Professores preocupados com os alunos.

Padronização. Todos os alunos são iguais, tratados da mesma forma, como um número.

Relação com o mercado

As empresas virão atrás dos nossos alunos, pois eles saberão resolver problemas reias.

O aluno vai procurar emprego depois que se forma

 

 O que faz e onde autua o profissional de Logística

O profissional de logística é o responsável nas empresas pelo gerenciamento do transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos. 

O gerenciamento logístico é a parte do gerenciamento da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla, de maneira eficiente e eficaz, o fluxo direto e reverso e armazenagem de bens e serviços e informações relacionadas, entre o ponto de origem e o de consumo, com vistas ao atendimento das necessidades dos consumidores.

O profissional de logística atua na administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos. Atuará nos segmentos de:

  • Transportes;
  • Estoques;
  • Armazenagem;
  • Processamento de pedidos;
  • Embalagens;
  • Manuseio e matérias.

O profissional de logística poderá trabalhar em fábricas, portos, aeroportos, empresa de transporte, atacadistas e varejistas, em empresa pública ou privada, logística internacional ou elaborar projetos e laudos.

 

 O mercado de trabalho

Mercado para lá de favorável. Indústrias, portos, aeroportos, transportadoras, comércios virtuais, atacadistas e varejistas.

Salário

O salário médio de um profissional na área de logística está na faixa de dez mil reais.

 

Atos Legais de criação e reconhecimento do curso

Autorizado pela Portaria MEC 539 | DOU 23/10/2013

 



Marketing

O Curso

Duração: 2 anos

Turnos: manhã e noite

O curso Tecnólogo em Marketing da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar a utilização de metodologias ativas onde o aluno é protagonista de seu aprendizado.

Abaixo um pequeno quadro onde se observam as diferenças entra a metodologia tradicional e a aplica na Faculdade Monteiro Lobato

 

 

Faculdade Monteiro Lobato

 

Outras IES

 

Metodologia

Metodologia Ativa. Autonomia do aluno

Metodologia Tradicional Professor ensina, aluno aprende.

Aula

Trabalhos em grupo. Para discutir o que foi estudado.

Aula expositiva com Power Point.

Sala de aula

Mesas para trabalho em grupo.

Um aluno sentado atrás do outro, sem interação.

Tempo de curso

Definido na matrícula.

Depende do número de disciplinas cursadas.

Disciplinas

Semestres temáticos. Durante um semestre sempre o mesmo tema.

Sem conexão uma com as outras. Vários assuntos diferentes durante um semestre

Faculdade

Treinamento para a vida real. Casos práticos, de empresas reias.

Mundo acadêmico, sem relação com a realidade vivida pelo aluno.

Alunos por sala

30 alunos

Até 100 alunos

Tratamento

Personalizado. Sabemos que cada aluno é diferente. Professores preocupados com os alunos.

Padronização. Todos os alunos são iguais, tratados da mesma forma, como um número.

Relação com o mercado

As empresas virão atrás dos nossos alunos, pois eles saberão resolver problemas reias.

O aluno vai procurar emprego depois que se forma

 

 O que faz e onde autua o profissional de Marketing

Cabe ao profissional de marketing identificar as tendências do mercado consumidor, estudar oportunidades para venda de produtos e serviços e elaborar campanhas com fins comerciais. Sua principal função é satisfazer clientes e garantir retorno positivo a marcas e empresas.

 

Segmentos de atuação:

Marketing Estratégico: Envolve estudo de mercado, concepção do produto e estratégia de venda.

Marketing Operacional: Voltado à elaboração e condução de campanhas comerciais.

Marketing Digital: Utiliza a Internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente.

Endomarketing: Estimula o engajamento dos colaboradores de uma empresa aos objetivos da gestão.

Marketing de Relacionamento: Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros.

Marketing Político: Reforça a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado.

Marketing Social: Promove uma causa ou conceito para conscientização da comunidade.

Marketing Cultural: Busca associar marcas e empresas a projetos culturais por meio de apoios e patrocínios.

Marketing Antropológico: Investiga o comportamento dos clientes ao fazer suas escolhas de compra ou utilizar um serviço.

 

 

 O mercado de trabalho

Mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades. Crescimento do setor nos próximos anos, baseado no incremento do comércio e surgimento de novos negócios e serviços.

Salário

Assessor de Marketing: R$ 2,4 mil

Analista de Comunicação e Marketing: R$ 2,8 mil

Especialista em Marketing: R$ 5,1 mil

 

Atos Legais de criação e reconhecimento do curso

Autorizado pela Portaria MEC 537 | DOU 23/10/2013



Produção de Espetáculos

O Curso

Duração: 2 anos

Turnos: noite

O curso Tecnólogo de Produção de Espetáculos da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.

O método de ensino tradicional dá lugar à utilização de metodologia intensiva de ensino.

As disciplinas são oferecidas de forma intensiva, durante um mês. Desta forma o conteúdo, que está organizado em cinco grandes áreas, pode ser assimilado melhor pelo aluno.

São minicursos que completam a formação na área escolhida pelo aluno.

 

O que faz e onde atua o Produtor de Espetáculos?

O Produtor de Espetáculos Cênicos realiza a pré-produção e finalização do espetáculo. Planeja e executa as ações necessárias à realização do espetáculo. Responsabiliza-se pela logística do espetáculo cênico. Gerencia recursos disponíveis. Divulga e promove o espetáculo. Utiliza tecnologias para trabalhar linguagens e propostas estéticas das Artes Cênicas. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação

 

Atos legais de criação e reconhecimento do curso

Reconhecido pela Portaria MEC 297 | 09/07/2013 DOU 10/07/2013

 



Inscrições

Faça a sua inscrição para o Vestibular a partir do dia 18/05/2018. Taxa de inscrição: R$40,00 Preços especiais para aluno do Monteiro Lobato e conveniados

Prova

A seleção será feita por meio de prova escrita de redação, na sede da Monteiro Lobato ou fora dela, em dia e horário agendados pelo aluno. A prova tem duas horas de duração e serão eliminados e não concorrem à classificação os candidatos que não obtiverem, no mínimo, nota cinco. A ocupação das vagas será realizada de acordo com a ordem decrescente da nota da redação.

Resultados

Os resultados serão divulgados 48h úteis após a realização da prova.

Matrícula

A prématrícula deve ser realizada no prazo máximo de uma semana após a divulgação do resultado.



Importante

  • Todos os descontos abaixo são válidos para os alunos que ingressam no curso via vestibular, bem como os transferidos de outras IES.
     
  • Todos os descontos são vinculados ao pagamento da parcela em dia.

Desconto pagamento à vista
No pagamento à vista, você ganha 10% de desconto.

Pagamento com cheque ou cartão de crédito

Desconto para pagamento do semestre em cartão ou cheque, é de 5%.

Indicação de Amigo

Para cada amigo indicado e matriculado na faculdade, o aluno e o amigo são isentos da última parcela, no plano de 6 parcelas (ou valor equivalente nos outros planos). Ou seja, a cada amigo que nunca estudou no Monteiro matriculado, uma parcela é isenta. Assim você e seu amigo ganham vantagens.