O Curso
Duração: 2 anos
Turnos: manhã e noite
O curso Tecnólogo em Marketing da Faculdade Monteiro Lobato é organizado para dar uma sólida formação ao egresso, onde a vivência da prática é fundamental para o aprendizado.
O método de ensino tradicional dá lugar a utilização de metodologias ativas onde o aluno é protagonista de seu aprendizado.
Abaixo um pequeno quadro onde se observam as diferenças entra a metodologia tradicional e a aplica na Faculdade Monteiro Lobato
|
Faculdade Monteiro Lobato
|
Outras IES
|
Metodologia |
Metodologia Ativa. Autonomia do aluno |
Metodologia Tradicional Professor ensina, aluno aprende. |
Aula |
Trabalhos em grupo. Para discutir o que foi estudado. |
Aula expositiva com Power Point. |
Sala de aula |
Mesas para trabalho em grupo. |
Um aluno sentado atrás do outro, sem interação. |
Tempo de curso |
Definido na matrícula. |
Depende do número de disciplinas cursadas. |
Disciplinas |
Semestres temáticos. Durante um semestre sempre o mesmo tema. |
Sem conexão uma com as outras. Vários assuntos diferentes durante um semestre |
Faculdade |
Treinamento para a vida real. Casos práticos, de empresas reias. |
Mundo acadêmico, sem relação com a realidade vivida pelo aluno. |
Alunos por sala |
30 alunos |
Até 100 alunos |
Tratamento |
Personalizado. Sabemos que cada aluno é diferente. Professores preocupados com os alunos. |
Padronização. Todos os alunos são iguais, tratados da mesma forma, como um número. |
Relação com o mercado |
As empresas virão atrás dos nossos alunos, pois eles saberão resolver problemas reias. |
O aluno vai procurar emprego depois que se forma |
O que faz e onde autua o profissional de Marketing
Cabe ao profissional de marketing identificar as tendências do mercado consumidor, estudar oportunidades para venda de produtos e serviços e elaborar campanhas com fins comerciais. Sua principal função é satisfazer clientes e garantir retorno positivo a marcas e empresas.
Segmentos de atuação:
Marketing Estratégico: Envolve estudo de mercado, concepção do produto e estratégia de venda.
Marketing Operacional: Voltado à elaboração e condução de campanhas comerciais.
Marketing Digital: Utiliza a Internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente.
Endomarketing: Estimula o engajamento dos colaboradores de uma empresa aos objetivos da gestão.
Marketing de Relacionamento: Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros.
Marketing Político: Reforça a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado.
Marketing Social: Promove uma causa ou conceito para conscientização da comunidade.
Marketing Cultural: Busca associar marcas e empresas a projetos culturais por meio de apoios e patrocínios.
Marketing Antropológico: Investiga o comportamento dos clientes ao fazer suas escolhas de compra ou utilizar um serviço.
O mercado de trabalho
Mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades. Crescimento do setor nos próximos anos, baseado no incremento do comércio e surgimento de novos negócios e serviços.
Salário
Assessor de Marketing: R$ 2,4 mil
Analista de Comunicação e Marketing: R$ 2,8 mil
Especialista em Marketing: R$ 5,1 mil
Atos Legais de criação e reconhecimento do curso
Autorizado pela Portaria MEC 537 | DOU 23/10/2013
O curso é organizado em quatro semestres temáticos, ou seja, módulos. Os conteúdos são concentrados facilitando o aprendizado do aluno.
Abaixo os oito módulos, dos quais o aluno deverá escolher quatro para sua formação, e sua área de concentração.
MÓDULO |
ÁREA DE CONHECIMENTO |
CARREIRA PROFISSIONAL |
MÓDULO COMPORTAMNETAL |
GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO |
GOVERNANÇA |
ORGANIZAÇÕES ADAPTÁVEIS |
RECURSOS HUMANOS |
MARCADO E COMPETITIVIDADE |
MARKETING |
GESTÃO E CONTROLE FINANCEIRO |
FINANÇAS |
OPERAÇÕES ORGANIZACIONAIS |
LOGÍSTICA |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
INDICADORES |
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO |
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO |
O aluno para colar grau deverá passar obrigatoriamente pelo Módulo Mercado e Competitividade. A aprovação se dará no módulo.
Mais de 90% dos professores têm mestrado ou doutorado. Porém todos têm atuação no mercado, o que possibilita que situações do dia-a-dia das empresas sejam apresentadas aos alunos.
Alberto Zandavalli
Alexandre Rodrigues Pinto Neto
Andréia Bonato da Silva
Elisa Martins Marques Sartori
Fabian Viegas
Fabiane Cristina Martins de Oliveira
Felipe Ferraz Merino
Felipe Caleffi
Giulia Jaeger Englert
José Augusto Grebim
Jorge Luis Ribeiro Imperatore
Licione Torres Marques Isbert
???????
Marcia Brenner Ayub
Maria Regina Dambrosi da Silva Uster
Marilene Bertuol Guidini
Marlise Alves Silva Vanti
Monique Morganti Callegari
Michelle Pitrez Ruschell
Saulo Armos
Sérgio Citolin
Sérgio Luis Bombassaro
Conheça a exclusiva e inovadora sala de aula da FATO
PPC
Portaria de Reconhecimento
Portaria de autorização